(47) 3514-2085 | (47) 99972-3554

Conheça a importância das imagens radiográficas no diagnóstico precoce de doenças bucais

Confira neste texto como as imagens radiográficas auxiliam no diagnóstico precoce das doenças bucais dos pacientes.

Conheça a importância das imagens radiográficas no diagnóstico precoce de doenças bucais


Ao longo dos anos, as imagens radiográficas ganharam um papel fundamental na odontologia atual e moderna. Isso porque elas permitem que cirurgiões-dentistas obtenham informações detalhadas sobre a saúde bucal de cada um dos seus pacientes. 


Neste texto, a Rede IOA destaca três fatores importantes das imagens radiográficas que fazem toda a diferença no diagnóstico precoce de doenças bucais. Confira! 


3 fatores essenciais das imagens radiográficas para o diagnóstico precoce de doenças bucais 


1. Permitem uma diversidade de exames radiológicos


O primeiro diferencial das imagens radiográficas para o diagnóstico precoce de doenças bucais é a possibilidade de realizar diversos exames, que podem variar conforme a necessidade de cada paciente. Além da radiografia panorâmica, que permite uma visão ampla da boca e dos dentes, há exames mais específicos, como a tomografia computadorizada de feixe cônico (CBCT) e as radiografias periapicais. Essa variedade de exames permite ao cirurgião-dentista escolher a melhor opção para cada caso clínico.


2. Auxiliam na descoberta de doenças bucais para um tratamento eficaz 


As imagens radiográficas são fundamentais no diagnóstico de cáries, doenças periodontais, lesões ósseas, cistos e tumores em estágios iniciais que podem ser tratadas de forma rápida, para um resultado eficaz, evitando complicações futuras e garantindo um tratamento mais simples e menos invasivo ao paciente. 


3. Ajudam no suporte em relação ao planejamento dos tratamentos


A partir das imagens radiográficas é possível obter informações importantes para o planejamento de tratamentos dos pacientes. A radiologia odontológica permite avaliar a estrutura óssea, a posição dos dentes, a presença de raízes residuais e outras características anatômicas. Com base nesses dados, o dentista consegue planejar procedimentos como extrações, implantes dentários e próteses com maior precisão e segurança.


Diante de tantos benefícios, que tal você cirurgião-dentista se tornar um especialista na área? A Rede IOA conta com a Especialização Blended em Radiologia Odontológica e Imaginologia. Um curso único que ensina a interpretação de exames de imagem como radiografias e tomografias, além da importância de uma documentação precisa. 


Tudo isso sendo ensinado pelo renomado doutor Vinicius Machado. Quer saber mais informações sobre a especialização? Clique neste link e fale conosco.




QUAX - Sites & Sistemas

A Rede IOA utiliza cookies que são necessários para seu funcionamento e melhorar a sua experiência. Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar