(47) 3514-2085 | (47) 99972-3554

Vai abrir seu próprio consultório odontológico? Confira dicas essenciais!

Está pensando em abrir um consultório odontológico? Confira neste texto alguns dos diferenciais que não podem faltar na hora de abrir seu próprio negócio.

Vai abrir seu próprio consultório odontológico? Confira dicas essenciais!


Podemos dizer que grande parte dos cirurgiões-dentistas sonham em ter seu próprio consultório. Afinal, com um mercado cada vez mais competitivo, nada melhor do que ser seu patrão e ter conquistas únicas na carreira profissional. No entanto, sabemos que não é uma tarefa fácil: requer organização, planejamento, comprometimento, mas, além disso, diferenciais competitivos. 


Por isso que, antes de tudo, o ideal é pensar no modelo de negócio que você pretende implementar. Deseja investir em uma clínica, consultório ou franquia? Então, confira uma lista com dicas importantes para quem deseja montar seu próprio consultório odontológico. Continue a leitura e veja. 


5 dicas essenciais para abrir seu próprio consultório odontológico


1. Atente-se à legislação


Antes de abrir seu consultório odontológico é preciso ter atenção a parte burocrática, principalmente a legislação que envolve a abertura do negócio. Tudo isso fará o local funcione de forma regularizada e sem “dor de cabeça” no futuro. Entre elas podemos destacar:


criação de registro no CRO (Conselho Regional de Odontologia);
conquista do alvará de funcionamento da prefeitura da sua cidade;
obtenção de alvará na vigilância sanitária;

2. Estudo seu público-alvo


Um dos grandes diferenciais no momento de abrir seu consultório é ter bem definido o público-alvo. É a partir dessa constatação que você vai criar estratégias para que o consultório conquiste notoriedade no local onde atua. Desde ações de atendimento até de marketing.


E se você acha que definir o público-alvo é algo difícil, está enganado. Basta pensar, por exemplo, que os pacientes de um ortodontista têm um perfil diferente daqueles atendidos por um odontopediatra. Por isso, com base nos serviços que você vai oferecer, pense quais são as pessoas interessadas nesse tipo de atendimento e assim registre suas características. 


3. Invista em tecnologia e bons equipamentos 


Para se destacar num mercado cada vez mais competitivo como o de odontologia é preciso saber investir em tecnologia e bons equipamentos. Isso ajudará a trazer diferenciais competitivos para seu consultório odontológico. Alguns dos equipamentos essenciais temos:


cadeira de dentista
bomba a vácuo
aparelho de sucção
fotopolimerizador
micromotor odontológico
aparelho de Raio-X;
Lembrando que esses são alguns dos equipamentos. Dependendo do suporte do consultório serão necessários outros. 


4. Analise a concorrência 


Acompanhar os concorrentes também é fundamental no momento de montar o seu consultório odontológico. Dessa maneira, você pode conferir o que as outras clínicas estão oferecendo e ter um parâmetro de como anda o mercado na sua área de atuação. 


Além disso, pode definir melhor as características do seu empreendimento, verificando os preços que serão praticados, os tratamentos que deve oferecer e o que os concorrentes ainda não estão fazendo.


5. Opte por um bom espaço 


Uma das grandes obrigações do dentista-empreendedor é escolher bem o local onde abrirá seu consultório odontológico. Logo, leve em conta o nível da concorrência na região e as questões relacionadas ao público-alvo. 


Observe se o local tem uma infraestrutura adequada, como é a segurança na região, se existe área para estacionamento, de acessibilidade, enfim, tudo que proporcione uma boa experiência ao paciente. 


Gostou das dicas? Para conferir outros conteúdos como este e sobre os cursos do IOA ITC São Paulo siga nossas redes sociais: Facebook e Instagram.




QUAX - Sites & Sistemas

A Rede IOA utiliza cookies que são necessários para seu funcionamento e melhorar a sua experiência. Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar