(47) 3514-2085 | (47) 99972-3554

Tendência de Ensino Blended foi acelerada pela pandemia

Sem a possibilidade do encontro presencial, estudantes e instituições de ensino tiveram que se adaptar rapidamente ao modelo digital, quebrando preconceitos e acelerando uma tendência sem volta: o Método Blended Learning

Tendência de Ensino Blended foi acelerada pela pandemia


Existem habilidades que você só desenvolve praticando. Em diversos campos isso é verdade, e, na Odontologia, mais ainda. O cirurgião dentista precisa de aulas práticas de anatomia, precisa atender pacientes reais para sair com segurança da sala de aula para o mercado. Mas isso não impede que parte da formação desses profissionais ocorra com tranquilidade e qualidade por meio de plataformas digitais. Nem que a tecnologia não possa evoluir para possibilitar práticas remotas, com equipamentos de simulação realística que, inclusive, já estão por aí.


Apesar de existir há mais de 50 anos, e estar em constante evolução, a Internet ainda se apresentava como um ambiente desconfortável para muita gente antes da pandemia nos impor a necessidade de conviver com o “novo normal” (talvez seja essa a grande expressão do momento). Mas, na verdade, o novo normal não tem nada de inesperado e nem é tão novo assim. O que a pandemia fez foi acelerar tendências que já vinham se demonstrando um caminho sem volta, mas para as quais caminhávamos a passos lentos, provavelmente por medo de mudar de hábitos e sair da zona de conforto. É o caso das vendas online, que aumentaram exponencialmente. E é também o caso da procura por ensino digital.


Veja o que os dados nos dizem:


Até 2018, os estudantes de ensino digital já representavam 23,4% das matrículas do Ensino Superior no Brasil, ultrapassando 2 milhões de alunos, conforme aponta o Censo da Educação Superior, publicado em 2019.
Levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em maio, mostra que cerca de 1,7 milhões de brasileiros realizaram matrículas em cursos online desde o início da pandemia.
Ao fim de março, segundo dados do relatório “Impacto dos Hábitos de Compra e Consumo”, 18% dos brasileiros começaram a usar plataformas de ensino digital.
Outro levantamento, realizado pela Catho Educação, constatou incremento de aproximadamente 70% nas matrículas para cursos digitais entre os dias 21 de março e 6 de abril.
Por sua vez, a Google registrou um aumento de 130% nas buscas por especializações online entre março e maio.


Mesmo com o retorno às atividades educacionais presenciais, a educação total ou parcialmente online (a depender do curso em que se busca formação) demonstra ter vindo para ficar. Com a experiência, o que vai ficar claro para muitas pessoas é que esse modelo de ensino funciona para os seres humanos, ao proporcionar melhor aproveitamento do tempo e potencialmente conectá-los a qualquer instituição de ensino (e a qualquer professor) do mundo; e para o Planeta, ao reduzir o impacto ambiental causado pelo deslocamento constante e pela construção e manutenção de grandes estruturas físicas.


Mas afinal, o que significa o Método Blended Learning?

Há muito tempo a Rede IOA investe em pesquisa e inovação para proporcionar a melhor qualidade de ensino da maneira mais eficiente possível para estudantes e professores. Com unidades em diversas cidades e estados do Brasil, além de polos de ensino internacional, como a IOA Miami, nossa paixão é poder democratizar a educação continuada e de excelência para cirurgiões dentistas de qualquer lugar.
Parte desse desafio é superada meio meio de investimentos em sistemas da informação e tecnologia de ponta. A outra parte, fica por conta da qualidade dos speakers credenciados na rede -- odontólogos de renome mundial, que são referência em suas especialidades, como o Dr. Christian Coachman, um dos nossos mais renomados speakers, que se divide entre trabalhos no Brasil, EUA e Europa.


Atingir esses objetivos sempre esteve em nosso planejamento. Tudo isso facilitou o processo de adaptação da Rede IOA às necessidades impostas pela pandemia por meio do isolamento social. Desta maneira, atualmente a Rede IOA trabalha com cursos inteiramente online e outros que dividem as atividades em modo presencial e virtual. Este modelo de ensino híbrido é chamado de Ensino Blended, ou Método Blended Learning. Nele, é oferecida a rotina flexível dos cursos online, mas sem deixar de lado a interação prática exigida para cirurgiões dentistas por meio de aulas presenciais.


Como resultado, durante o período da pandemia, os cursos online oferecidos pela Rede IOA tiveram um aumento significativo tanto na oferta quanto na procura, conforme explica o Dr. Rômulo Pedrini, presidente da New On, empresa parceira da Rede IOA no desenvolvimento de plataformas de ensino digital. Os cursos de especialização Blended também registraram maior procura e interesse. Segundo Pedrini, a expectativa é que a taxa de adesão ao modelo de ensino se mantenha crescente no próximo semestre.


“Podemos dizer que toda crise gera um atalho para evolução. Na educação não foi diferente, pois o ensino online estava ganhando seu espaço de maneira modesta e galgando novos rumos no processo de ensino/aprendizagem. Todavia, a pandemia gerou uma necessidade extrema das pessoas continuaram suas rotinas estudantis da melhor maneira possível e o ensino digital se mostrou uma excelente alternativa com avaliações extremamente positivas sobre o formato”, comenta Pedrini.


A oferta de cursos inteira ou parcialmente online é uma maneira de caminhar ao lado do avanço tecnológico, suprindo uma necessidade de momento e também uma demanda crescente do público.


Como contrapartida social, percebe-se a mudança na relação das pessoas com o tempo e qualidade de vida passa a ser um imperativo. Afinal, outra coisa que a pandemia nos ensina é a necessidade do autocuidado e da preservação da vida, tanto por meio da saúde física quanto da emocional. Sair da zona de conforto, neste caso, também significa ficar menos tempo no trânsito e não precisar se limitar a escolhas geograficamente próximas de onde você mora. Um universo de possibilidades se abre para os que estão dispostos a se adaptar aos novos tempos.


Para os dentistas, a Rede IOA, em parceria com a New On, oferece cursos de Ensino Blended nas áreas de Ortodontia, Implantodontia, Prótese Dentária, Dentística, Periodontia, Endodontia e Odontologia do Esporte.


O Método Blended Learning envolve diversas práticas pedagógicas para assegurar o desenvolvimento de habilidades e saberes, mas a essência é bem simples e clara: trata-se de empregar a tecnologia em seus procedimentos não apenas para facilitar a vida, mas sim para conferir qualidade, aperfeiçoar e transformar o processo de aprendizagem em algo que realmente atenda às necessidades do mercado, do estudante e do professor do futuro.


Entre em contato com a nossa equipe se quiser saber mais.




QUAX - Sites & Sistemas

A Rede IOA utiliza cookies que são necessários para seu funcionamento e melhorar a sua experiência. Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar