(47) 3514-2085 | (47) 99972-3554

O que significa Odontologia 5.0?

Nova metodologia aplicada nos cursos da Rede IOA é desenvolvida para capacitar dentistas para agirem como empreendedores completos no mercado

O que significa Odontologia 5.0?


Buscando inovação em todas as frentes, o Instituto Odontológico das Américas (Rede IOA) inaugurou neste ano a metodologia de ensino de Odontologia 5.0. O método integra conhecimentos de gestão empresarial ao currículo dos cursos, somando a inteligência de negócios aos dois eixos que já faziam parte do currículo da Rede IOA: a teoria atualizada transferida com tecnologia de ponta; a vivência prática (hands-on) com instrumentos de simulação realística, cadáveres fresh frozen e pacientes-modelo reais, atendidos nas clínicas pedagógicas.


Conforme explica o empresário Mohamad Hussein Abou Wadi, CEO do Instituto Odontológico das Américas (IOA), a metodologia posta em prática anteriormente seguia este fluxo: o conteúdo era apresentado pelos professores, eram fornecidas as ferramentas e exercícios práticos supervisionados, mas esperava-se que os alunos aplicassem o aprendizado à gestão da carreira por conta própria. Não havia o compromisso de acompanhar se o aprendizado se concretiza em empreendimentos de sucesso. A responsabilidade pela gestão da carreira era toda do aluno. “A gente se dedicava em dar uma boa aula, dar acesso aos recursos e à prática. Dali para frente, a instituição de ensino não participava do que estava sendo empregado no mercado por esses profissionais”, comenta Mohamad.
A Odontologia 5.0 tem como concepção uma direção complementar, em que o aluno terá de “pôr a mão na massa”, nas palavras do CEO Mohamad, no que diz respeito às estratégias de inteligência de negócios. Neste novo conceito, o aluno será acompanhado para ver se suas práticas estão trazendo resultados para sua carreira.


Mohamad exemplifica através do curso de Odontologia Empresarial. “Todos os alunos vão incubar uma empresa e vamos acompanhar os resultados. A mentoria será online, no dia a dia, para verificar se a carreira está performando do jeito que o aluno imagina. Se não estiver, ele vai tirando as dúvidas com seus mentores até performar”, detalha.
Com esta nova metodologia, a Rede IOA está preocupada não somente em passar o conhecimento adiante, mas se compromete com o acompanhamento e o resultado final na carreira dos dentistas. A mudança de direcionamento é para se adequar à realidade que se encontra na área de ensino e no mercado odontológico atualmente. “Antigamente se fazia uma especialização, não precisava fazer mais nenhum curso e vivia assim 20 anos. Não era um mercado complexo como é hoje. Agora o aluno precisa se manter atualizado e trabalhando, ele tem que estudar a vida inteira e aprender a empreender enquanto clínico, prático, empresário, pesquisador ou qualquer que seja sua área de interesse”, analisa Mohamad.


Na visão ampla da Educação 5.0, que inclui a Odontologia 5.0, une-se o setor educacional com o avanço tecnológico. Os conhecimentos digitais e tecnológicos são somados aos soft skills (competências socioemocionais), importante pilar no desenvolvimento dos jovens.


Dentro desse conceito, o aluno é o protagonista, lidera, enquanto o professor inspira; o aprendizado vem através de cases, de experimentação e uso da tecnologia. Também são questões relevantes o uso produtivo e saudável da inovação, a transformação de cenários e a educação empreendedora. O objetivo final é entregar profissionais empreendedores completos ao mercado.


O Instituto Odontológico das Américas (IOA) é a maior rede de ensino especializado em Odontologia no Brasil. Suas unidades de ensino estão presentes em Miami e diversas cidades brasileiras, entre elas Balneário Camboriú, Passo Fundo, Campo Grande, Maceió, Recife, Palmas, Imperatriz, Brasília, Campina Grande, Curitiba e Chapecó.




QUAX - Sites & Sistemas

A Rede IOA utiliza cookies que são necessários para seu funcionamento e melhorar a sua experiência. Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar