(47) 3514-2085 | (47) 99972-3554

Novidades na Biomedicina Estética: CFBM autoriza biomédicos a solicitarem exames laboratoriais

Entenda como a Resolução 347 do CFBM afeta a Biomedicina Estética ao autorizar a solicitação de exames laboratoriais por biomédicos.

Novidades na Biomedicina Estética: CFBM autoriza biomédicos a solicitarem exames laboratoriais


O Conselho Federal de Biomedicina publicou a Resolução nº 347, em 7 de abril de 2022, que permite aos biomédicos solicitarem exames laboratoriais em áreas específicas, incluindo a Biomedicina Estética. A possibilidade é voltada para o acompanhamento dos profissionais que exercem as seguintes atividades:


- Fitoterapia; 
- Medicina Tradicional Chinesa; 
- Ozonioterapia; 
- Perfusão Extracorpórea; 
- Aconselhamento Genético; 
- Biomedicina Estética; 
- Fisiologia do Esporte e da prática do exercício físico.


Para a classe dos biomédicos, a resolução traz alguns avanços importantes, além de maior segurança aos profissionais e aos pacientes. Antes dela, os profissionais tinham maior dificuldade em prescrever procedimentos integrativos por não saberem o estado fisiológico dos pacientes antes da realização de procedimentos. 


A resolução considera que o profissional da equipe de saúde deve ter garantida a autonomia técnica, no campo específico de atuação, obedecendo os preceitos legais do exercício profissional. Dessa forma, o biomédico deverá considerar, atender e desenvolver assistência integrada ao paciente, junto a uma equipe multiprofissional. 


O que muda para a Biomedicina Estética


Utilizar os conhecimentos laboratoriais para contribuir com o quadro de cada paciente era uma reivindicação antiga dos especialistas em Biomedicina Estética. Os profissionais consideram que os exames laboratoriais são fundamentais na triagem e acompanhamento do paciente estético, visto que qualquer alteração metabólica pode impossibilitá-lo de fazer diversos procedimentos.


Apesar de serem profissionais capacitados para atuarem com análises clínicas, a prescrição de exames laboratoriais não era liberada para os biomédicos estetas. Com essa possibilidade, os profissionais agora podem:


- Proporcionar tratamento mais adequado aos pacientes; 
- Ter mais segurança e autonomia na triagem e acompanhamento;
- Acompanhar os pacientes antes e depois de procedimentos;
- Verificar condições físicas e metabólicas que influenciam nos resultados;
- Orientar e aliar o melhor procedimento estético ao paciente;
- Ter uma compreensão analítica do histórico de exames clínicos. 


Em particular em relação à percepção de alterações, o biomédico esteta deve encaminhar o paciente a outros profissionais de Saúde que ofereçam diagnóstico e, assim, possam prescrever cuidados específicos. 


Especialização em Biomedicina Estética


Com a nova possibilidade de solicitar exames laboratoriais, a área da Biomedicina Estética se torna uma especialização mais atrativa para os biomédicos. 


Você sabia que algumas unidades da Rede IOA possuem Especialização em Biomedicina Estética? 


O objetivo do curso é capacitar profissionais da saúde, especialmente Biomédicos socialmente responsáveis, nas áreas do conhecimento concernentes à saúde estética, contribuindo para o desenvolvimento do setor da região em que atuam. 


Encontre a Especialização em Biomedicina Estética na Unidade IOA mais próxima de você e #VemSerIOABiomed




QUAX - Sites & Sistemas

A Rede IOA utiliza cookies que são necessários para seu funcionamento e melhorar a sua experiência. Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar