(47) 3514-2085 | (47) 99972-3554
IOA Salvador Imersão

CIRURGIAS DE FREIOS ORAIS

25 | 26 e 27 de Julho

TENHO
INTERESSE

OBJETIVO GERAL

A saúde bucal dos bebês e crianças pode influenciar significativamente a saúde geral, interferindo no crescimento e desenvolvimento facial da criança. As alterações de freios orais tem grande possibilidade de interferir neste desenvolvimento saudável.

 

A anquiloglossia é  uma condição genética de alteração do freio lingual, apresentando-se curto e limitando os movimentos da língua. Esta alteração apresenta diferentes graus de restrições de mobilidade da língua, podendo provocar outras repercussões nas funções orais na infância, necessitando de diagnóstico e plano de tratamento multiprofissional precoce.

 

A anquiloglossia, de acordo com evidências científicas, pode interferir nas funções de sucção, respiração, deglutição, mastigação, fala, aleitamento materno e sono, embora a criança as realizem com adaptações, portanto as funções orais alteradas podem ser sinais de alterações no freio lingual.

 

O diagnóstico de anquiloglossia pode ser realizado por um profissional capacitado e habilitado. Nas maternidades geralmente o profissional de referência é o fonoaudiólogo, mas o diagnóstico pode também ser realizado por um cirurgião-dentista. É de suma importância a realização de um exame oral completo, morfológico e funcional, destacando as alterações orofaciais que possam ser a causa do problema de sucção e deglutição ou outras síndromes.

 

A anquiloglossia produz  impactos na qualidade de vida das crianças gerando alterações de desenvolvimento facial, como distúrbios do crescimento  maxilar e mandibular, maloclusões, alterações de sono, atresia do palato, respiração oral, dificuldades nas funções sexuais, dificuldade na articulação na fala. Estas alterações podem interferir na socialização da criança no ambiente escolar e no ambiente profissional futuramente, provocando alterações psicossociais.

 

Durante o aleitamento materno, pode-se observar sinais e sintomas que pode sugerir anquiloglossia: irritabilidade, abertura mínima da boca, não projeta a língua no lábio, pega incorreta e dificuldade em mantê-la, durante a amamentação, retirada ineficaz do leite da mama, cansaço para mamar, dor e desconforto para a mãe no aleitamento.


Existe associação entre a anquiloglossia e possíveis limitações nas funções orais, levando a complicações no aleitamento materno, como o desmame precoce. Além disso, pode causar alterações no desenvolvimento facial da criança, má oclusão, resultando em alterações no padrão de desenvolvimento e crescimento infantil. Os movimentos adequados da língua possibilitam a sua mobilidade, colaborando com as funções orais saudáveis como sucção, fala, deglutição, mastigação, respiração, coordenação dos reflexos orais, principalmente no aleitamento materno.

  • PROFESSORES

    Imagem do Professor

    Maria Lizzia Moura Ferreira dos Santos

    Doutora em Odontologia e Saúde- UFBA


    Mestre em Saúde Coletiva- UEFS


    Especialista em Odontopediatria Mandic-DF


    Especialista em Saúde da Família - EBMSP/EESP/ SESAB


    Especialista em Saúde Coletiva em ênfase em gestão do trabalho e educação permanente em saúde- EESP/SESAB


    Habilitada em Laserterapia LELO/USP


    Pós graduação em Odontologia na primeira infância- Fundecto-USP


    Professora do curso de especialização em Odontopediatria- IOA Salvador


    Tutora do Curso de especialização em Saúde Pública-USP 


    Autora do Protocolo do Manejo da Anquiloglossia, da Prefeitura de Salvador-BA


    Referência do Serviço da Rede de Anquiloglossia da Prefeitura de Salvador-BA





PRÓXIMA TURMA

IOA Salvador

CIRURGIAS DE FREIOS ORAIS

INÍCIO
25 | 26 e 27 de Julho
DURAÇÃO
30 horas
PERIODICIDADE
Mensal


TENHO
INTERESSE


OU

LIGAMOS
PARA VOCÊ

Preencha com suas informações
e entraremos em contato.

FICOU COM
DÚVIDAS

Fale com nossos consultores.

(71) 99378-8710

CURSOS RELACIONADOS

Cursos no segmento odontológico.



QUAX - Sites & Sistemas

A Rede IOA utiliza cookies que são necessários para seu funcionamento e melhorar a sua experiência. Para mais informações acesse a nossa Política de Privacidade.

Aceitar